A ARERJ

Conheça um pouco mais da nossa trajetória.

Nossa história

A Associação de Recicladores do Estado do Rio de Janeiro – ARERJ, nasceu com a ideia de intermediar a questão no debate público e criar unidade entre as empresas recicladoras e os recicladores em nosso Estado.

 

A ARERJ surgiu das necessidades das empresas recicladoras e recicladores de mobilizar e sensibilizar governos e sociedade sobre a solução do descarte irregular dos resíduos e oferecer condições sustentáveis para a cadeia produtiva da reciclagem em um dos momentos mais críticos para o setor produtivo.

Hoje somos mais de 6 mil depósitos de coleta de material reciclável, gerando destinação ambientalmente adequada, fazendo que as embalagens retornem ao processo produtivo como matéria prima, numa cadeia que emprega mais de 20.000 pessoas, gerando renda para todas essas famílias.

 

Interceder, intervir, mobilizar, convocar, representar, defender, instruir e informar toda a importância das empresas recicladoras no bem estar social, econômico, a geração de renda e de empregos que a atividade movimenta além, do principal que é o que representa tudo isso para a preservação do nosso ambiente e uma melhor qualidade de vida.

 

Representamos o setor da reciclagem do Estado do Rio de Janeiro desde janeiro de 2004.

HISTÓRICO

O projeto da associação iniciou-se em 2003, com uma conversa entre os Srs. Luiz Dias de Melo, Luis Silva de Melo e o Sr. Jorge Luis Xavier. A visão tomou corpo com a chegada de outros dezessete empresários do setor de reciclagem, dos quais todos passaram a ser fundadores da ARERJ.

 

A ARERJ foi fundada com o objetivo de oferecer serviços aos associados, com a visão de ser a maior associação de incentivo a reciclagem do país.

 

A ARERJ tem se mobilizado com o propósito de alcançar metas positivas com a autoridade do conhecimento de causa, almejando integração, interação e dialogo, junto a todos os envolvidos: profissionais ou colaboradores, empresários ou empregados do setor auto-sustentável, reciclável, ambiental, além dos órgãos fiscalizadores, todas as áreas dos três poderes e ainda junto à sociedade como um todo. Canalizando os vários esforços paralelos que existem para que, em um esforço conjunto, possamos atingir o que todos almejam para uma sociedade consciente da integração homem meio ambiente.

 

Em maio de 2008 devido às grandes e evidentes mudanças ocorridas no mercado nacional de reciclagem e ao novo contexto desenvolvido principalmente no poder público do estado do Rio de Janeiro com a marginalização das empresas recicladoras, uma nova diretoria foi eleita e a partir deste momento a ARERJ passa a ter um posicionamento mais ativo na valorização da atividade desempenhada por estas empresas e seus responsáveis, além de toda a cadeia produtiva da reciclagem, que trabalham pelo meio ambiente em todo nosso estado.

 

Este trabalho, que geralmente é ignorado por todos que desconhecem a atividade dos recicladores na prática e os benefícios ambientais, sociais e econômicos gerados por toda esta cadeia produtiva, principalmente, nos tempos difíceis que vivemos em busca da sustentabilidade, a ARERJ tem trabalhado para conquistar incentivos fiscais e uma legislação específica que possibilite cada vez mais o desenvolvimento do setor e também conquistado grandes parcerias para a profissionalização dos recicladores e o real comprometimento de todas as empresas que em algum momento se envolvem com a cadeia produtiva da reciclagem.

 

 

O QUE NOS MOVE

Representar os interesses

e anseios de nosso associados por meio de produtos e serviços de comprovada excelência, bem como promover ou atuar diretamente em

iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor da reciclagem.

 

Ser reconhecida por

sua excelência como entidade no Estado do Rio de Janeiro.

 

 

> Senso de Interdependência

 

> Comportamento Ético

 

> Compromisso com a Excelência

 

RELEASE

PROJETOS

O compromisso da ARERJ é com o meio ambiente, com a sociedade e com o futuro de todos, através de uma atuação ética, comprometida e responsável que transforme o Rio de Janeiro que deseja ser a principal cidade da Copa do Mundo de 2014 e provável palco do jogo da grande final além da desejada conquista de capital do mundo como sede das  Olimpíadas em 2016, na capital nacional da reciclagem em nosso país.

 

Recicladores juntos na luta pela RECICLAGEM.

 

Fique ligado nas atualizações através das nossas redes sociais.

 

Juntos vamos transformar o Rio na capital nacional da RECICLAGEM.

Praia de Botafogo, 228/ 16º andar - Botafogo

Rio de Janeiro - CEP 22250-145
Atendimento: 21 3736-3839
e-mail: contato@arerj.org.br

ARERJ Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro  COPYRIGHT © 2022